Os capítulos aqui apresentados exploram questões relativas às políticas públicas e de gestão no cenário de um município específico. Contudo, apesar da análise particularizada, cumpre destacar que tal munícipio de médio porte envolve um espaço territorial amplo e uma população numericamente significativa, dando condições, portanto, de estabelecermos reflexões que possam nos ajudar a melhor compreender a configuração dos contornos políticos que têm se consolidado no âmbito dos esportes, particularmente em relação à iniciação esportiva. O livro segue organizado em 3 capítulos, sendo encerrado com apontamentos reflexivos materializados nas considerações finais. No capítulo 1, são apresentados os elementos de base relativos à gestão pública e iniciação esportiva, bem como o delineamento metodológico que circunscreveu a pesquisa que resultou neste livro. O capítulo 2 abordará o mapeamento e identificação das escolas de iniciação esportiva do município, sua infraestrutura, as modalidades esportivas existentes e a população atendida. Por fim, no capítulo 3, são abordadas questões relacionadas à formação dos professores/profissionais atuantes nas escolas de iniciação esportiva, objetivos estabelecidos pelos mesmos e conteúdos desenvolvidos em suas aulas, bem como a percepção das crianças e jovens participantes sobre suas experiências nestas escolas. Encerrando o livro, os autores, num exercício de reflexão e síntese, apresentam as considerações finais.