Este guia, funcional e didático, se dirige a todos aqueles que pretendem melhorar os relacionamentos por meio da criatividade e do trabalho em equipe. As sugestões do autor são endereçadas principalmente a executivos, professores, psicólogos, advogados e profissionais de venda. Porém, suas recomendações valem também para quem apenas deseja aperfeiçoar as relações pessoais. Afinal, o equilíbrio entre a razão e a emoção é uma maneira eficaz de ganhar qualidade de vida. Sumário Por que Aprender a Argumentar? Gerenciando Informação Gerenciando Relação Argumentar, Convencer e Persuadir Um Pouco de História Tarefas da Retórica Clássica.Senso Comum, Paradoxo e MaravilhamentoCondições da Argumentação O Auditório Auditório Universal e Auditório ParticularConvencendo as Pessoas As Técnicas Argumentativas Argumentos Quase LógicosArgumentos Fundamentados na Estrutura do RealCuidado com as Falácias não Formais Conclusão InatingenteArgumentum ad BaculumArgumentum ad HominemArgumentum ad IgnorantiamArgumentum ad MisericordiamArgumentum ad PopulumArgumentum ad VerecundiamArgumento da Causa FalsaArgumento da Pergunta ComplexaDando Visibilidade aos Argumentos – Os Recursos de Presença Persuadindo as Pessoas Emoções e Valores As Hierarquias de Valores Alterando a Hierarquia de Valores – Os Lugares da Argumentação Lugar de QuantidadeLugar de QualidadeLugar de OrdemLugar de EssênciaLugar de PessoaLugar do ExistenteAfinal de Contas, o Que É Argumentar? Aprendendo a “Desenhar” e a “Pintar” com as Palavras Figuras Retóricas Figuras de Som Figuras de Palavra MetonímiaMetáforaFiguras de Construção PleonasmoHipálageAnáforaEpístrofeConcatenaçãoFiguras de Pensamento AntíteseParadoxoAlusãoConclusão Palavras FinaisBibliografia