A internacionalização do Ensino Superior tem-se cada vez mais constituído como um processo inevitável para a educação do século XXI. É preciso discutir as formas como se tem realizado tal processo bem como ponderar sobre horizontes possíveis para o campo educacional, consideradas a relevância e a urgência em refletir sobre o tema, sobretudo pela rapidez com que a internacionalização tem transformado realidades educacionais por todo o planeta. Nesta obra, o leitor encontrará discussões voltadas para a internacionalização em diversas partes do mundo: do Brasil à Alemanha, da África do Sul ao México, passando por Argentina e Timor Leste. Os autores, além da exposição de peculiaridades sobre o fenômeno em cada uma das nações, também se lançam a abordagens de cunho mais teórico, nas quais questões como uma biosfera de estudos educacionais, processo de humanização, regulação social, bem público etc. são tomados como instrumentos para a análise da internacionalização do Ensino Superior. A variedade de temas presentes nesta obra demonstra uma preocupação em vencer a barreira imaginária que separa uma educação do Sul e do Norte do planeta. Assim, África, América Latina, Leste Asiático são colocados sob um mesmo olhar que Europa, numa perspectiva de que a internacionalização no Ensino Superior, ainda que possa refletir em muitos aspectos a relação desigual de forças entre nações, continentes e subcontinentes, deve ser tomada da maneira mais abrangente possível, para fazer jus à complexidade do fenômeno e ao modo como ele se tem adaptado às diversas realidades locais.