O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação, atento ao momento das comemorações dos 500 anos de Brasil, decidiu produzir dois números especiais com o objetivo principal de repensar a memória construída e celebrada na nossa herança pedagógica. O intuito era o de que outra apropriação dessa herança, dirigida pelos desafios do nosso presente, permitisse a elaboração de novos sentidos. Os organizadores do primeiro número optaram pela concentração dos artigos em torno do tema da educação escolar, que, desde a época moderna, configurou-se como a forma principal e dominante de educação. A proposta concebida foi a de abordar temas relevantes para a produção da cultura, da sociedade, da história e da educação brasileiras, de um lado, privilegiando as vozes não reconhecidas, desqualificadas ou silenciadas na nossa memória e nas políticas educacionais: as crianças, as mulheres, os índios, os negros, os imigrantes, aqui tratados como sujeitos produtores de fazeres, saberes e sentidos. De outro, buscávamos redesenhar as múltiplas imagens do Brasil nos relatos dos viajantes, nos livros didáticos, nos romances, nos periódicos, nos livros de ciências humanas e sociais. Vasculhamos as pistas de diferentes registros produzidos em diferentes lugares e que, com diferentes intenções, produziram diversas representações sobre quem somos, o que desejamos, como vemos os outros, como pensamos nossas instituições culturais e escolares, nossos projetos de sociedade e de futuro.