Este livro contém oito textos objetivos sobre conteúdos necessários a administradores e formações afins. Traz conhecimentos gerais e temas particulares da gestão contemporânea. De início, com elementos econômicos, filosóficos e políticos, apresenta os antecedentes e os primeiros passos da teoria administrativa. A seguir, expõe objetivamente as diversas correntes que dão origem aos modelos de gestão modernos e atuais. Continuando nos grandes temas, o livro traz detalhada exposição sobre as funções da administração - planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções comandar e coordenar são apresentadas sob a ótica da teoria da liderança, oferecendo conhecimentos e técnicas para os gestores desenvolverem a arte e a ciência de trabalhar com pessoas. Cinco temas específicos são tratados nos capítulos seguintes: a arquitetura organizacional, a organização como sistema, a ética no trabalho, a educação corporativa e o processo decisório. A habilidade de estruturar a organização é explorada em detalhe e a visão sistêmica é objeto de aprofundamento teórico. O tema empolgante da ética é examinado à luz dos seus fundamentos. São oferecidas orientações metodológicas de como avaliar e desenvolver o ethos na organização. Estas abordagens dão ao leitor uma rara combinação de teoria e prática - produto da formação acadêmica e experiência em gestão dos autores. Tudo isto está disponível em slides que podem servir de apoio a exposições de professores, consultores, palestrantes e estudantes. Livro-texto para variadas disciplinas, mas especialmente para Teoria Geral da Administração, Introdução à administração, Teoria e dinâmica das organizações, Modelos de gestão e Teoria das organizações dos cursos de graduação e pós-graduação.