A obra O ensino da contabilidade com enfoque na afetividade derivou da preocupação que carrego durante a minha vida acadêmica desde estudante, e atualmente como docente, de que o ensino da contabilidade, assim como em outras áreas, é tecnicista e forma profissionais carentes de sentimentos como autoconfiança e outros. Essa responsabilidade recai sobre o modo como professores ministram suas aulas. O resultado da atividade docente deve possibilitar ao aluno aflorar sensações e sentimentos quando este assiste a uma aula e se exercita com as atividades. Nessa ocasião, é vivenciada a afetividade na aprendizagem. Desse modo, a ação do professor em cada momento de ensino favorece sensações e sentimentos no aluno, que podem ser trabalhados pelo docente quando aplica a experiência vicária, que é fonte de informação de eficácia pessoal a ser restaurada no aluno para melhor desempenho e autoconfiança. Com esta temática, tive a oportunidade de realizar a pesquisa de Doutorado em Informática aplicada na Educação, na renomada Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Estudo esse efetuado na área de computação afetiva, que comunga aspectos neurocientíficos, cognitivos, didáticos, pedagógicos, tecnológicos e de gestão, para atendimento de demanda na formação de professores, com foco no ensino da Contabilidade a distância ou presencial. Neste trabalho, é apresentada estratégia de aprendizagem com suporte na Teoria da Autoeficácia, indicando ser essa aplicação positiva para a formação de contadores ou futuros docentes na área.