Muitas vezes, os executivos encaram situações em que são obrigados a tomar decisões com base apenas em seu feeling, sem dispor de informações seguras e de apoio para tomada de decisão. Em um cenário cada vez mais competitivo, a busca por informações precisas e estruturadas tem propiciado alternativas para as organizações se adaptarem ao panorama de mudanças ambientais. Este livro, inédito no Brasil, procura ajudar os executivos, professores e pesquisadores da área de marketing a entender e a usar um Sistema de Informações de Marketing. Procura também mostrar a importância da informação para as decisões gerenciais. A obra é composta de nove capítulos, assim discriminados: Importância da informação nos dias de hoje; Sistema de informação gerencial; Sistema de apoio à administração de marketing; Sistemas de informação de marketing: conceitos e importância; Tipologias de modelos de sistemas de informação de marketing; Sistema de informação de marketing: uso, aplicação e classificação; Fases de um sistema de informação de marketing e seus principais subsistemas; Subsistema de pesquisa de marketing; Subsistema de inteligência de marketing Apresenta também casos curtos para serem discutidos e utilizados por docentes e alunos, pois a obra é destinada para cursos de graduação e pós-graduação de marketing. Livro-texto para a disciplina Sistema de Informação de Marketing, Pesquisa de Marketing e Inteligência Competitiva dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração e Marketing. Obra de relevante interesse que vai auxiliar executivos e pesquisadores da área de marketing a entender e a usar um Sistema de Informações de Marketing. Procura também mostrar a importância da informação para as decisões gerenciais.