Este livro resulta da sistematização de vivências adquiridas no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, modalidade EAD com ações formativas presenciais, vinculada ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública MEC/SEB, parceria com a SEDUC/PA e UNDIME/PA, por meio de secretarias de educação do Oeste Paraense, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Um dos objetivos do referido programa é contribuir com a qualificação da equipe gestora na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Nesta perspectiva, o conjunto de atividades proporcionou importantes reflexões e debates em torno da coordenação pedagógica, gerando aprendizagens significativas que foram consolidadas nos projetos de intervenção e em produções que integram a presente obra, a qual está composta por 15 capítulos, sendo os três primeiros escritos por docentes que exerceram atividades durante o curso. Os demais são textos que originalmente foram apresentados como Trabalhos de Conclusão do Curso. Esperamos que esta publicação possa propiciar a reflexão e o diálogo diante das temáticas diversificadas e que cercam o universo do coordenador pedagógico na escola, pois destacam a aprendizagem continuada de profissionais que atuam em escolas públicas do interior da Amazônia, contendo contribuições tanto de docentes de universidade como de escolas de educação básica pública podendo ajudar na ressignificação da prática cotidiana do coordenador pedagógico.