A pesquisa realizada em creches (e não em laboratórios recriando situações a serem pesquisadas...) aqui publicada é pioneira na construção de um olhar que, além do desenvolvimento infantil, observa o contexto em que os bebês se desenvolvem, seja com os objetos, seja especialmente com o grupo de pares, da mesma idade e de idades diferentes e também com este adulto/a, também especial, que os observa "estranhando o familiar e familiarizando-se com o estranho" e assim cúmplice de saberes construídos entre todos/as. Assim, as crianças desde bem pequenas pensam organizando o pensamento de forma sofisticada e complexa. As brincadeiras propostas pelas professoras ou por quem ocupa o papel docente na creche são o grande desencadeador deste viver a infância plenamente, de maravilhar-se, de descobrir e de inventar. Este livro é o segundo da coleção organizada por nós três, Ana Lúcia Goulart de Faria, Maria Carmen Silveira Barbosa e Suely Amaral Mello, que faz parte da coleção Formação de Professores - série Educação Infantil em Movimento da editora Autores Associados, de Campinas-SP. Ele destina-se, assim como o primeiro, Descobrir brincando, a estudiosos/as da pequena infância, professoras/es profissionais que ocupam a função docente em creches e pesquisadores/as das áreas que investigam criança pequena, tais como a psicologia, a medicina, a enfermagem, a sociologia da infância, a antropologia da infância, entre outras. O livro Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos é um convite da pesquisa acadêmica e científica francesa e italiana a desmontar preconceitos e virar o mundo adultocêntrico de ponta-cabeça para enxergar a criança desde pequenininha como construtora das culturas infantis, contribuindo para a construção da realidade social.