A Organizadora e sua equipe do Grupo de Pesquisa "Ensino, Formação de Professores e Avaliação" se dedicam a compreender e analisar a problemática da formação do professor universitário e a repercussão dessa condição para a profissionalização dos docentes do Ensino Superior, quer na dimensão política, quer na institucional. Identificam a existência de iniciativas e experiências nesse sentido, no âmbito da formação acadêmica (cursos, disciplinas, por exemplo) e formação continuada, incluindo projetos institucionais. Usando uma definição conceitual de espaço, lugar e território questionam a fluidez das iniciativas de formação, que ocorre por falta de regulação legal para o exercício da docência universitária e valorização epistemológica dos saberes pedagógicos na universidade. Contestam a compreensão de que a necessidade da formação seja somente uma responsabilidade individual dos sujeitos interessados nessa profissão. Os textos aqui apresentados incluem a fundamentação teórica e o percurso investigativo do Grupo que, para cobrir um número mais extenso de experiências, se dividiu em subgrupos, anunciando a complexidade que envolve a pesquisa colaborativa.