Nesta obra, Vivina do C. Rios Balbino discute a formação acadêmica e profissional do psicólogo escolar, reafirmando seu papel de agente de transformação social. A autora fala, ainda, da importância de difundir a psicologia para a maioria da população, disNesta obra, Vivina do C. Rios Balbino discute a formação acadêmica e profissional do psicólogo escolar, reafirmando seu papel de agente de transformação social. A autora fala, ainda, da importância de difundir a psicologia para a maioria da população, disseminando conhecimentos que possam contribuir com a cidadania. O livro está dividido em quatro partes. A primeira faz reflexões sobre a formação do psicólogo escolar, apontando problemas e soluções. A segunda, por sua vez, mostra como a “letargia” acadêmica pode ser suplantada com trabalho árduo e persistência. Na terceira parte, Vivina explica como a psicologia pode ir ao encontro das demandas sociais brasileiras, especialmente no que se refere à valorização dos direitos humanos. E, na quarta parte, a autora busca popularizar conhecimentos da psicologia, discutindo numa linguagem clara e direta diversos problemas que afligem a sociedade, como a violência, a delinquência juvenil e o uso de drogas. As propostas apresentadas pela autora neste livro adequam-se às novas diretrizes curriculares dos cursos de Psicologia.Nesta obra, Vivina do C. Rios Balbino discute a formação acadêmica e profissional do psicólogo escolar, reafirmando seu papel de agente de transformação social. A autora fala, ainda, da importância de difundir a psicologia para a maioria da população, disseminando conhecimentos que possam contribuir com a cidadania. O livro está dividido em quatro partes. A primeira faz reflexões sobre a formação do psicólogo escolar, apontando problemas e soluções. A segunda, por sua vez, mostra como a “letargia” acadêmica pode ser suplantada com trabalho árduo e persistência. Na terceira parte, Vivina explica como a psicologia pode ir ao encontro das demandas sociais brasileiras, especialmente no que se refere à valorização dos direitos humanos. E, na quarta parte, a autora busca popularizar conhecimentos da psicologia, discutindo numa linguagem clara e direta diversos problemas que afligem a sociedade, como a violência, a delinquência juvenil e o uso de drogas. As propostas apresentadas pela autora neste livro adequam-se às novas diretrizes curriculares dos cursos de Psicologia.