Este livro tem como objetivo registrar e socializar as experiências vivenciadas em processos de formação de educadores, realizados a partir da execução dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde o início do movimento da Educação do Campo, expressa-se a necessidade de forjar um perfil de educador que seja capaz de compreender as contradições sociais e econômicas enfrentadas pelos sujeitos que vivem no território rural, e que seja capaz de construir com eles práticas educativas que os instrumentalizem no enfrentamento e na superação dessas contradições. As experiências de formação de educadores aqui relatadas têm em comum a preocupação em garantir, durante o curso, o perfil de formação de um educador vinculado às lutas dos povos do campo, capaz de compreender e intervir na realidade na qual se insere a escola que acolhe seus educandos. Além de garantir o acesso aos conhecimentos científicos necessários aos educadores que atuarão nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, nas respectivas áreas de habilitação escolhidas, tem-se como desafio maior assegurar, no processo educativo vivenciado, a contínua vinculação das práticas formativas com a realidade de origem desses docentes em formação e, principalmente, com a realidade na qual estarão inseridos seus educandos.