Esta obra reúne importantes contribuições de estudiosos da História e da História da Educação, representantes da Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Itália, Portugal, além do coordenador do GT História da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd), do Brasil, que participaram da mesa-redonda Problemática teórico-metodológica da História da Educação desde as diferentes experiências nacionais ou regionais, ocorrida no âmbito do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. Por ser oportuno incorpora também trabalhos que haviam sido apresentados no transcorrer do III Seminário Nacional, uma vez que estão dentro dos propósitos desta divulgação e ampliam a dimensão do intercâmbio pretendido. O Intercâmbio Iternacional no âmbito da História da Educação, a oportunidade de se avançar da troca de experiências já realizadas para a formação de projetos de pesquisa conjunta ou sobre temas comuns, é em última instância, o sentido da presente publicação e através da qual o grupo HISTDBR, promotor dos eventos, socializa parte dos principais resultados obtidos.