Esta obra foi produzida a partir de convicções teórico-pedagógicas e da militância de profissionais que vivenciam o fervor da edificação de uma educação gratuita e de qualidade no extremo norte do Brasil. Os textos abordam a modalidade de Educação a Distância (EaD) nos seus aspetos teóricos, epistemológicos e conceituais, nos aspectos práticos de planejamento e execução do ensino, e ainda, no que tange as políticas públicas de fomento e gestão da EaD. Para além das dimensões políticas, teóricas e pragmáticas que circundam a EaD, este livro reporta o leitor a perceber e refletir sobre as questões de cunho subjetivo e valorativo que perpassam estas esferas, que são oriundas do processo de construção da identidade dos docentes e demais profissionais da educação, em relação ao seu fazer pedagógico, podendo este configurar-se de forma aberta ao novo e ousada, visionária e transformadora ou reticente e conservadora. Para estes últimos, a tônica destes textos coaduna com a máxima de Heráclito de que tudo muda exceto a própria mudança .