Este livro foi construído a partir da elaboração da problemática do tema do adolescente autor de ato infracional. Este assunto tem convocado diferentes campos de conhecimento, tais como a Psicanálise, a Teoria Crítica e a Análise do Discurso de orientação francesa, com o objetivo de refletir sobre estratégias de intervenção que possam no cumprimento de uma medida socioeducativa, auxiliar o adolescente a construir outras saídas para sua vida. Essa questão orienta o trabalho, uma vez que a oferta da escuta, inscrita no campo singular e sustentada pelos psicanalistas que trabalham no acompanhamento desses adolescentes, é considerada uma possibilidade da ampliação da palavra no contexto do cumprimento da medida. A escuta tem o objetivo de interpelar os discursos preestabelecidos, enlaçando a oferta do universal das diretrizes legais pelo viés do que é próprio cada adolescente e responsabilizando-o por uma nova forma de ocupar o mundo. A aposta no trabalho socioeducativo se pauta no reconhecimento da existência de um discurso do sujeito adolescente que é atravessado por outros discursos e que deles se apropria de forma única. Escutar o discurso do sujeito que enuncia em atos seus impasses com a puberdade e com a vida possibilita a construção de novos laços. Para escutar o sujeito adolescente em sua singularidade e sua trajetória na instituição, é necessário um posicionamento crítico sobre o discurso dessa instituição, que é rígido em normas e pautado por um ideal de adequação que desconsidera a subjetividade.