As análises desenvolvidas nesta obra ratificam, hoje, o que defendi e defendo em toda a minha vida profissional: formação integral para todos como um direito inalienável. Essa finalidade continua sendo o valor maior de uma formação de qualidade, pois se trata da objetivação de uma concepção de formação comprometida com a omnilateralidade, compreendida como a possibilidade histórica do ser humano de se realizar em todas as dimensões em uma totalidade de capacidades e, ao mesmo tempo, em uma abrangência de possibilidades de consumo e gozo, em que se deve considerar, sobretudo, o usufruir dos bens espirituais, além dos materiais. Essa concepção expressa o teor democrático de respeito aos direitos de todo o ser humano em seu processo de poder ter acesso a todas as possibilidades para seu desenvolvimento e participação na sociedade e no mundo do trabalho, direitos esses exarados na legislação que constitui a estrutura da sociedade e da educação brasileiras. Este livro é dirigido a professores, alunos em formação, gestores, políticos e todos que tomam decisões sobre a formação humana e a educação brasileira em toda a sua complexidade e riqueza, abundância e precariedade, fortuna e miserabilidade. Em especial, quero destacar os professores, verdadeiros heróis da educação, que trabalham com ou sem salários medíocres, sofrendo humilhações de toda ordem, constrangimentos de cunho material, moral, econômico, político, social e cultural.