Esta obra tem como objetivo abrir as portas para que professores e professoras de Educação Física que ministram as suas aulas na escola possam narrar histórias sobre a organização do seu trabalho pedagógico. Ao ler os relatos de experiências aqui descritos, os interessados pela temática poderão compreender como docentes desse componente curricular tematizam com os estudantes projetos educativos relacionados com diversificadas manifestações da cultura corporal de movimento. Ainda terão o prazer de observar nos capítulos do livro experiências pedagógicas que relacionam os conteúdos da Educação Física com questões de gênero, econômicas, políticas, sociais e saberes da cultura afro-brasileira. Projetos educacionais com ações didáticas interdisciplinares e que se materializam na área de linguagens também fazem parte dos textos que serão lidos nesta obra. Após ter contato com todas essas experiências produzidas por estudantes e docentes que trabalham e estudam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos e em escolas não seriadas, podemos dizer que a Educação Física Escolar começa a ser pensada com uma nova tradição didático-pedagógica, onde as professoras e os professores do componente se preocupam em refletir com os/as estudantes sobre diversos conhecimentos que podem estimular a sua cidadania, além de pensar em novas estratégias de ensino e diferentes recursos didáticos, avaliar com diversificados critérios e instrumentos, organizar os conteúdos que serão desenvolvidos em diferentes anos/séries e desenvolver diversas práticas corporais durante os encontros.