Esse segundo volume da série Cidade Educativa busca olhar a formação de professores num caleidoscópio que se abre em múltiplas rupturas e diversifica-se em infinitas possibilidades. Coerente com o propósito do Fórum de aplicar os resultados do conhecimento na formação e na qualificação dos profissionais da educação, o livro traz subsídios analíticos, críticos e propositivos, com vistas ao aprimoramento qualificado da formação docente. A sala de aula é um desafio permanente, a educação um processo em constante estado de crise, demandando sempre um investimento integrado do pensar, do agir e do sentir. Daí a necessidade do cuidadoso trabalho formativo do educador, que exige sempre muita criatividade, vontade de superação, capacidade de transitar pelo simbólico, de lidar com a delicada questão da avaliação e de vencer resistências de todas as naturezas. De um lado, há a tecnociência que domina o mundo contemporâneo a ser enfrentada; de outro, está a necessidade de formação continuada do educador, reconhecendo-se a sua intrínseca historicidade, a necessária parceria entre a construção do conhecimento e a gestão da educação.