Os meios de produção, hoje mais do que nunca, exigem eficiência, rapidez e qualidade nos produtos que colocam à disposição de seu público. O consumidor tornou-se mais esclarecido, exigente, participativo e atuante perante as empresas, seja para cobrar, elogiar ou criticar. Além disso, teve seus direitos respeitados com a criação, pelo governo, de órgãos para a sua defesa, como o CONAR, PROCON, IDEC, entre outros. Diante dessas mudanças, os produtores e empresas de serviços tiveram que fazer uma reestruturação de suas atividades. Com isso, hoje se sobressai quem oferece o melhor preço, o prazo mais curto, a melhor qualidade e assistência pós-venda. Mais que isso, ainda nesse aspecto levam vantagem empresas que têm um compromisso social, quer seja no que respeita o combate à poluição do meio ambiente, a não-utilização de mão-de-obra infantil, o combate à pirataria, entre outros fatores. Baseados nessas premissas, os autores desenvolveram este estudo, sem dúvida, da mais relevante importância não só para o meio acadêmico, mas também para os que pretendem se tornar engenheiros da produção ou empreendedores. Esta obra apresenta conceitos, problemas e soluções para que o engenheiro da produção tenha reconhecido desempenho e, com isso, traga lucros à empresa ou ao seu próprio negócio.