A presente obra faz um resgate histórico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, possibilitando ao leitor uma melhor compreensão de sua inserção na sociedade, bem como das contradições existentes em seu interior. Também é apresentado o estado do debate sobre a Reforma Agrária no país e da praticidade dessas reformas. Busca-se, neste aspecto, ligar o MST ao conjunto das lutas dos trabalhadores rurais no Brasil, desde o final do século passado até nossos dias. O principal objetivo da obra, porém, é analisar as práticas educativas e formativas desenvolvidas pelo MST ao longo de sua história. Ao tomar a educação como objetivo de investigação, a análise também recai sobre a formação dos educadores do movimento. Além desses aspectos, o livro adentra na polêmica sobre as matrizes teóricas e metodológicas adotadas pelo MST, constituindo, portando, num importante instrumento para fomentar o debate sobre as concepções pedagógicas da contemporaneidade. Enfim, é uma obra que recoloca na ordem do dia, trazendo para o centro do debate acadêmico, problemática da educação no meio rural brasileiro, bem como da luta pela terra em nosso país.