Este livro apresenta, de maneira simples, o que é e como fazer logística internacional, além de fazer uma abordagem própria sobre a globalização, mostrando-a como sendo milenar. Destaca o container como a principal unidade de carga, e um dos principais responsáveis pela explosão da globalização, tornando-a visível. Nesta obra é ampliada a idéia, publicada em artigo na década de 90, de um grande avanço no transporte aéreo, de modo que a navegação aérea possa competir mais diretamente com a navegação marítima. Aqui são oferecidos dois bons exemplos (cases) de utilização da logística. Um através da forma empregada pela Unef para distribuição do frango brasileiro no Iraque, durante os anos da sua guerra com o Irã na década de 80, porém, sempre atual; e, o outro, um exemplo de uma exportação de São Paulo até Moscou. O autor apresenta uma visão dos diversos modos de transporte, bem como o novo paradigma dos preços das mercadorias, próprio de economias abertas, em contraste com aquele de economias fechadas. A multimodalidade, a intermodalidade e o transbordo de carga têm o seu espaço, e a importância do Incoterms, como primeiro passo de qualquer logística de transporte, também é ressaltado.