Um dos acontecimentos mais importantes desde meados do século xx até aos dias de hoje, é o processo de envelhecimento da sociedade a nível mundial. O relatório da Divisão de População das Nações Unidas indica que em 2050 cerca de 22 por cento da população terá mais de 60 anos. O problema geracional não tem apenas uma dimensão demográfica. A importância da geração idosa na sociedade deriva dos desafios que está a lançar às diferentes formas de organização social, cultural, económica e política. O actual aumento da esperança de vida assume várias dimensões: biológica, psicológica e social. Todas devem ser abordadas de forma integral. É no contexto social que se tornam evidentes com maior intensidade as alterações de papéis e funções dos grupos etários. O sentido do envelhecimento passou de uma concepção «gerontocrática» do passado para uma «juvenilização», numa transição do domínio e poder dos idosos para uma hipervalorização dos estilos juvenis, que acarreta o risco de desvalorizar o papel das gerações mais velhas na sociedade actual. É para esta dimensão social, sem esquecer os outros âmbitos, que esta obra pretende basicamente dar o seu contributo. O processo de envelhecimento está inscrito num contexto social. E marcado por circunstâncias históricas e socioculturais concretas que convém analisar a partir de várias perspectivas e destacar em vários âmbitos de intervenção. O objectivo fundamental desta obra é interessar-se por incrementar sobretudo a interpretação socioeducativa do processo de envelhecimento. Um aspecto que toca a todos: técnicos, especialistas, políticos e, mais que tudo, cada um de nós. AGUSTÍN REQUEJO OSÓRIO é professor no Departamento de Teoria de Educação e História da Educação e Pedagogia Social do Universidade de Santiago. No Instituto Piaget publicou Educação Permanente e Educação de Adultos (2005). FERNANDO CABRAL PINTO é doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos. No Instituto Piaget publicou A Formação Humana no Projecto da Humanidade (1997), Sócrates - Um Filósofo Bastardo (2002) e Valores e Atitudes no Ensino (2000), organizado por Felipe Trillo.