O autor deste livro, Paulo de Tarso Salles, que atua como compositor, professor e violonista, examina as variadas definições e implicações ideológicas, sociológicas e políticas do conceito de pós-moderno para então discutir a música erudita brasileira produzida entre as décadas de 1960 e 1980, levantando os debates que alimentaram sua realização. Um trabalho original de uma também original perspectiva metodológica de abordagem da música erudita brasileira, sob uma visão lúcida e abrangente, extremamente útil na articulação das principais questões sobre o rumo tomado pelos músicos desde 1950.Em Aberturas e impasses, Paulo de Tarso Salles examina o conceito de pós-moderno, em suas variadas definições e implicações ideológicas, sociológicas e políticas. Com base nesse conceito, discute a música erudita brasileira produzida entre as décadas de 1960 e 1980. Desse modo, levanta os principais debates que alimentaram sua realização. A leitura crítica e rigorosa que Paulo de Tarso Salles faz do tema jamais se perde na discussão do pormenor e do periférico, apesar da diversidade bibliográfica e do pluralismo que necessariamente permeiam uma pesquisa dessa natureza. Por tudo isso, Aberturas e impasses é um trabalho original, que certamente oferrece uma original perspectiva metodológica de abordagem da música erudita brasileira.