Os empregos formais, como costumeiramente existiam, estão minguando. Noutro extremo, as pequenas e microempresas são geradoras automáticas de postos de trabalho a favor dos seus proprietários e empregam em média outros três funcionários. Sem dúvida, a micro e pequena empresa contribui para o crescimento do Brasil, gera riqueza, democratiza o acesso ao trabalho e aos meios de produção. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2007), o conjunto de micro e pequenas empresas chega a 99,2% do total de empresas em atividade no país, emprega 57,2% dos trabalhadores com relação formal e responde por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Mesmo diante de tudo isso, de acordo com estudos do Sebrae (2004), no Brasil, 49,4% delas encerram as atividades até dois anos de existência, 56,4% com três anos e 59,9% não sobrevivem além de quatro anos. Diante desse quadro, este livro objetiva contribuir para a sobrevivência e prosperidade dos menores negócios. De maneira didática, apresenta um conjunto de teorias e técnicas gerenciais visando melhorar a administração empresarial. Neste sentido, a obra propõe um modelo novo de gestão genuinamente brasileiro, sugerindo novos formatos de relacionamento entre as pequenas empresas e seus parceiros. Livro recomendado para profissionais de qualquer área de atuação, como profissionais liberais que prestam serviços de consultoria ou pretendam atuar como consultores de pequenas empresas, tais como advogados, contadores, economistas e administradores de empresas e técnicos de nível médio, que sejam proprietários ou administradores de micro e pequenas empresas ou que tenham a pretensão de abrir seu próprio negócio. Leitura complementar para as disciplinas Empreendedorismo e Finanças Corporativas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Empreendedorismo.