Esta obra, originada da tese de Mestrado da Professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo Rosângela da Silva Camargo Paglia, tem como caráter científico, além de O presente trabalho tratar da formação e seleção do professor do Ensino Médio do Século XXI, produto do nosso contexto sócio-histórico-cultural, analisando as contribuições do Século XX. O leitor irá perceber no decorrer da leitura que a temática formação de professores, não se constitui em uma discussão nova nem tão pouco velha, ao contrário, vêm-se apresentando constantemente e entendemos que exista muito a ser investigado sobre a prática do profissional da Educação. Percebemos em nossa pesquisa que o ensino médio é pouco estudado, pesquisado, sobretudo se considerarmos as inúmeras alterações sofridas nas últimas décadas do século XX. Em leituras, conversas e debates tanto nas escolas como na universidade, percebemos que o ensino médio configurou-se historicamente como um tema polêmico, um campo sensível por relações de forças e poder, objeto de disputas e alvo constantes das sucessivas políticas educacionais e de quem deseja continuar no poder, quando entendemos que o que deve ser feito é despertar, cutucar, incomodar, a realização de investigações, levado o ensino médio a sua importância dentro da importância para o aluno que se encontra em formação.