Diante do desafio de formar professores para o Ensino Superior nas Instituições de Ensino Brasileiras, em especial para a área de Ciências na natureza organizamos este livro à partir de contribuições na forma de resultados pesquisas sobre formação de professores, discussões sobre metodologias e estratégias de ensino, relatos de experiências bem sucedidas e reflexões sobre os sujeitos envolvidos no processo, sempre fundamentadas em ampla revisão bibliográfica. As contribuições abordam diferente s aspectos da docência no Ensino Superior seja identificando e reconhecendo saberes necessários a atuação deste professor, debatendo a urgência na superação da ideia de senso comum de que o conhecimento é suficiente para lecionar e que o ensino possa ser limitado a uma prática conteúdista. Por fim, apresenta a defesa da profissionalização docente neste nível atrelado a uma formação específica como princípios ao combate da desvalorização da docência universitária. Desta forma, conforme destacou o professor Otávio Maldaner no prefácio desta obra ¨Tenho a expetativa de que o presente livro possa motivar mais e muitos outros estudos e que a pesquisa na Docência Universitária se constitua um verdadeiro campo de estudos, algo como já foi realizado no campo da Docência na Educação Básica. Não se trata de alguém pesquisar sobre isso, mas é todo professor universitário, organizado em algum coletivo específico, participar dos estudos¨.