No sistema de ensino-aprendizagem, o estudo do caso constitui um dos mais importantes métodos indutivos, com objetivos educacionais, partindo do específico ou particular para o mais geral. Este livro apresenta aplicações teóricas no ambiente da administração pública, por meio de casos de ensino. O texto promove a apresentação de informação detalhada acerca de dez situações particulares (individual, organizacional ou de grupo), onde são detalhados os traços mais característicos da situação problema, nomeadamente o racional da atuação dos atores sociais em situações reais. A obra está estruturada em duas partes que contêm os casos e desafios. Também oferece a opção para os professores utilizarem as notas de ensino em meio digital e disponibilizados no site da Editora. Tais notas de ensino estimulam o leitor/professor a utilizar os recursos teóricos necessários para a compreensão da situação. Os casos retratam casos-problema associados ao método do caso concebido pela Universidade de Harvard (USA) e casos-demonstração utilizados para aprofundar a reflexão teórica no campo da teoria das organizações. Trata-se do primeiro livro, em português, com exemplos práticos sobre a abordagem teórica e destina-se a professores, alunos e profissionais que atuam na esfera da administração pública. Livro de exercícios para as disciplinas Teoria da Administração e Teoria das Organizações dos cursos de graduação, especialização e pós-graduação nas áreas de Administração, de Administração Pública e Gestão Social, de Administração Pública e Gestão em Saúde, de Contabilidade e de Gestão de Políticas Públicas., de Contabilidade e de Gestão de Políticas Públicas.