Esse livro foi organizado com seis textos cujo foco de cada um deles, procuraremos apontar. Xavier e Oliveira, com o texto Currículo das licenciaturas e reformulações curriculares: narrativas a respeito do projeto de formação humana na Universidade Federal Fluminense traçam um panorama histórico dos atores responsáveis por influenciar os currículos e o embate sobre as idéias que devem prevalecer. O texto de Quelhas e Nozaki, A licenciatura ampliada no contexto dos projetos de formação humana em disputa na Educação Física brasileira tem como objetivo evidenciar a disputa entre os projetos de formação profissional e humana na Educação Física brasileira contemporânea. Santos com o texto A licenciatura em Educação Física: educação e política, se referenciando em Gramsci, resume que o curso de Educação Física da UFF se propõe a educar o educador. A licenciatura em Educação Física da UFF: embates sobre a formação e o corpo, outra contribuição. Sayão, o autor do texto, identificou através de entrevistas a reação de professores que propõem o retorno a Educação Física tradicional. No artigo As características político-pedagógicas e curriculares da Educação Física da UFF e sua importância para uma formação humana contra hegemônica Figueiredo, autor deste texto, assim resume o que percebeu: Entendemos que nas suas possibilidades e limite, o curso da UFF em seus aspectos políticos, pedagógicos e curriculares valoriza uma formação de profissionais da educação que entendam que a vida deve valer mais do que o lucro. Fechando a coletânea, Almeida e Castro apresentam o texto A licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense: uma trajetória de enfrentamento. O titulo expressa uma conseqüência esperada de quem propõe uma alternativa ao modelo hegemônico.