O livro trata do alinhamento entre cultura organizacional e estratégia competitiva nas empresas brasileiras. Para tanto apresenta algumas linhas de cultura organizacional e de estratégia competitiva, assim como seu alinhamento. A premissa básica é de que a cultura possui uma força de impulsionar os membros para um propósito comum, capaz de repassar competências e, assim, ajudar implantar uma estratégia competitiva. Certas culturas organizacionais estariam mais sincronizadas com determinadas características estratégicas e favoreceriam seu alinhamento. Apresenta-se, a título de exemplificação de uma possível metodologia de alinhamento, uma pesquisa de campo envolvendo sete empresas grandes e sete empresas pequenas e médias do setor produtor de equipamentos pesados. A investigação foi quantitativa, realizada por meio de questionários e complementada com entrevistas. A pesquisa apresentada revela a estratégia competitiva e a cultura organizacional de empresas do ramo produtor de bens de capital, comentando-se seu alinhamento. O referencial teórico usado para identificar as estratégias competitivas é a tipologia de Miles e Snow e das culturas organizacionais o Modelo de Valores Competitivos de Quinn e Rohrbaugh. É, ainda, desenvolvido um modelo para mostrar a sintonia entre as estratégias e as culturas.