Ellen Lupton, uma das mais renomadas autoras e educadoras norte-americanas, alia neste volume teoria contemporânea, prática informada, prosa clara e projeto visual inteligente preenchendo uma lacuna entre os livros tradicionais de design. Pensar com tipos é uma excelente porta de entrada para o mundo da tipografia, além de um ótimo companheiro para os cursos da área. Ao longo do livro, as informações teóricas aparecem sempre acompanhadas de exemplos práticos, os quais são contextualizados na história e na teoria do design. Os ensaios trazem panoramas históricos e teóricos abrangentes, que vão das origens da tradição aos impasses dos novos meios de comunicação. Um apêndice com "dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes" complementa o livro, incluindo um pequeno guia de preparação, edição e revisão de textos para designers. Ao fim e ao cabo, Pensar com tipos, como o próprio título sugere, não trata tipografia como um fim em si mesma, com seus vícios, fetiches e clichês autorreferenciais, mas como uma atividade "com a qual o conteúdo ganha forma, a linguagem ganha um corpo físico e as mensagens ganham um fluxo social". Esta nova edição, completamente revista, tem 40 páginas de conteúdo novo. Nela, a autora aprofunda e detalha os conceitos principais (Letra, Texto e Grid) entrando em questões como combinação de tipos, pontuação, numerais desalinhados, versaletes, capitulares, formatos de fontes, ornamentos, etc., além de dezenas de novos exemplos e exercícios.