Os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos têm proporcionado a disseminação do conhecimento em patamares até então inimagináveis. Em função desses avanços, o desaparecimento das barreiras geográ?cas e o surgimento de novas metodologias e processos ao cenário mundial, as relações comerciais passaram a ter outra con?guração com o aumento da concorrência global. De acordo com Friedman no livro O Mundo é Plano, esses novos arranjos organizacionais passaram a ser a saída para muitas empresas que vinham perdendo competitividade e corriam o risco de desaparecerem em seu próprio mercado ou, até mesmo, uma oportunidade de aumentar a participação local ou ingressar no mercado internacional, fato esse que tem motivado aquisições, fusões e incorporações. O ‘agigantamento’ das empresas passou a trazer sérias consequências que em muitos momentos acabam afetando seu desempenho, tanto interno quanto externo. Envolta nesse cenário, a Gestão do Conhecimento passou a ser tema de discussão, pois na Era do Conhecimento, o capital intelectual e a capacidade de geração de conhecimento são ingredientes necessários para a competitividade. Em face a essas mudanças, o Cooperativismo tem se expandido e proporcionado mudanças em vários segmentos da sociedade. As cooperativas de Crédito têm se tornado importante ferramenta de inclusão social e forte mecanismo de distribuição de renda, principalmente na região Amazônica, onde muitas localidades não contam com nenhuma instituição creditícia.