Reproduzindo, de maneira reelaborada, a dissertação de mestrado da autora na área da Educação, o presente livro vem contribuir para uma rara - apesar de necessária - interação entre domínios acadêmicos normalmente distanciados. Em virtude de sua formação e intensa atividade como médica, Elaine Marasca tornou-se entusiasta da ainda recente disciplina denominada Salutogênese, que a partir dos anos 1960 veio conquistando estudiosos em vários países. Voltada para a promoção da saúde, a Salutogênese é um contraponto para a patogênese, que investiga as causas da doença. Seguindo caminho diverso, o método salutogenético procura descobrir o que, de fato, assegura o estado saudável nos seres humano de todas as idades, a começar pela idade infantil, quando a educação desempenha papel preponderante. Iniciando sua exposição justamente pelo aspecto educacional, a autora discorre inicialmente sobre os princípios da Pedagogia Waldorf, em sua opinião o caminho educativo mais adequado à formação da criança e do jovem. A seguir apresenta a Salutogênese e, em especial, o chamado "senso de coerência" que norteia seu emprego na avaliação da saúde humana. Por fim, na terceira parte, tece considerações sobre a interação entre a Educação e Saúde, no sentido de buscar um equilíbrio na atuação humana individual e social - contexto em que a conscientização e o autodesenvolvimento do professor e do médico exercem papel decisivo.