Essencialmente centrada sobre as empresas em via de internacionalização esta obra articula as solicitações do desenvolvimento internacional com a estratégia de conjunto das empresas. Numa perspectiva metodológica, o livro procura aclarar os fundamentos das escolhas estratégicas e as diferentes etapas do processo de definição e do início de internacionalização, esforçando-se em apreciar a incidência sobre as diferentes funções da empresa (produção, marketing, finanças, recursos humanos). Esta obra constitui uma iniciativa de índole microeconómica de referência, complementar da abordagem macroeconómica apresentada em O Novo Ambiente Internacional, de Bruno Desgardins já publicado pelo Instituto Piaget. Uma obra a ser lida pelos estudantes e profissionais de gestão e à qual foi atribuído o Grande Prémio do Livro de Gestão e Estratégia (França). JEAN-PAUL LEMAIRE é doutor em Ciências Económicas, professor na EAP de Paris, conselheiro e formador de responsáveis internacionais de bancos e empresas, bem como de gestores de negócios internacionais. GÉRARD PETIT, doutor pela HEC e pelo IEP de Paris. É professor e investigador no INT de Évry, França. Acompanha com particular incidência as estratégias dos operadores de telecomunicações e das empresas do sector multimédia. BRUNO DESGARDINS, diplomado pelo IEP de Paris, onde é professor assistente e é director de um banco de negócios internacionais.