Este livro reúne textos de mesas e simpósios do X ENDIPE, realizado 29 de maio a 01 de junho de 2000, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em torno do eixo "Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos", foram analisados os novos desafios da prática pedagógica na perspectiva da multiplicidade de sujeitos, saberes, espaços e tempos, presentes na sua dinâmica, e as implicações dessa problemática para a formação de professores e para as políticas públicas na área de Educação. Apresentação (Vera Maria Candau), Falar de tempos e espaço (Nilda Alves), Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas (José Carlos Libâneo), Pluralidade de saberes em processos educativos (Lucíola L. C. P. Santos), O campo do currículo no Brasil: os anos noventa (Antonio Flávio Barbosa Moreira), A pesquisa em didática - 1996 a 1999 (Selma Garrido Pimenta), Ética e magistério (Ilma Passos Alencastro Veiga e José Carlos Souza Araújo), Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática, e saberes no magistério (Maurice Tardif), A prática de ensino e a produção de saberes na escola (Ana Maria Monteiro), A didática hoje: uma agenda de trabalho (Vera Maria Candau), 20 anos de ENDIPE (Maria Rita Neto Sales Oliveira), 20 anos de ENDIPE: Uma tentativa de compreensão do campo (Magda Soares), Da didática em questão às questões da Didática (Aida Maria Monteiro)