Quarenta e oito anos após a promulgação da Gravissimum Educationis, no ano de 2013 foi publicado o Documento da Congregação para a Educação Católica e aprovado pelo Papa Francisco Educar ao diálogo intercultural na escola Católica. Desta forma, apelos e desafios realizados no século XX são revisitados nesta segunda década do século XXI. Este documento, composto por uma introdução, cinco capítulos e uma conclusão, realiza o seguinte percurso: inicialmente apresenta o contexto refletindo sobre a expressão e conceito da cultura e da pluralidade. A partir deste cenário, propõe dialogar sobre as atitudes diante desta pluralidade, pois localizamos compreensões diferenciadas para esta realidade tão diversificada. Exige estabelecer alguns fundamentos da interculturalidade, como os fundamentos teológicos, antropológicos e pedagógicos; pois a partir deste diálogo intercultural, orienta a ação da escola católica, uma realidade exigente e ampla no cenário de ensino-aprendizagem institucionalizado, finalmente com o registro da contribuição da escola católica neste contexto plural. Visando colaborar na leitura do cenário brasileiro propomos alguns textos para realizar a releitura deste documento na pluralidade cultural da escola católica deste imenso país. Para tal, esse texto que tenho o prazer de apresentar, é um esforço nesse sentido. Preocupa-se em lançar um olhar sincero sobre nossa realidade complexa e plural e de buscar fundamentos teóricos plausíveis que possam nos introduzir nesse processo educativo em direção à diversidade de forma consistente, sabendo reconhecer o essencial e o acidental.