A obra A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA traz este tema tão importante para o debate na formação continuada dos(as) professores(as) e de todos os atores sociais envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Muito se discute sobre gênero, mas poucas são as discussões que trazem à luz o verdadeiro significado deste tema e toda a sua construção na formação de crianças e adolescentes, em uma interface com as mais diferentes áreas do conhecimento. Este, inclusive, é o principal diferencial deste livro. Gênero é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como uma das abordagens do Tema Transversal Orientação Sexual e está presente na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º quando reconhece que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Mas não é só isso. Tal relevância do tema fez a ONU MULHERES propor um currículo para a abordagem de gênero na escola, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 12, pela inclusão da Lei n.º 13.663, de 2018, apresenta novas responsabilidades para a gestão escolar como o combate ao bullying e à cultura pela paz. Neste sentido, a diversidade e as questões de gêneros são um dos temas que mais causam conflitos (bullying), preconceitos e discriminação nos espaços escolares e, neste sentido, educadores(as) e a sociedade como um todo não podem fechar os olhos a esta realidade e deixar de buscar o conhecimento. Por isso, você tem uma ótima oportunidade de começar agora a entender este tema de forma científica e longe das FAKE NEWS. Fazemos este convite a você. Aceita?