O livro Colégio Regina Coeli: de escola confessional à comunitária tem o propósito de narrar a história do Colégio Regina Coeli, nos anos de 1948 a 1980, localizado em Veranópolis, buscando analisar as motivações e possíveis transformações decorrentes da passagem de uma escola confessional para uma comunitária, atentando para as culturas escolares. Pautada nos pressupostos teóricos da História Cultural, utilizou-se como metodologia a análise de documentos referentes ao Colégio Regina Coeli, e a história oral, por meio de entrevistas com sujeitos que participaram da instituição de ensino objeto desta obra. Na narrativa apresenta-se um breve contexto histórico e educacional de Veranópolis; aspectos da cultura escolar do Colégio Regina Coeli, referente aos sujeitos, espaços e saberes, no período em que a escola, com o estatuto de confessional católica, era administrada pelas Irmãs de São José (1948 a 1969). Depois, abordam-se as motivações e o processo de transição de estatuto da escola, de confessional católico para comunitário, bem como aspectos das culturas escolares do período de 1969 a 1980. Conclui-se que as transformações foram graduais, pois as Irmãs continuaram no Colégio Regina Coeli até o ano 2000. Diante dos resultados obtidos e da narrativa construída, evidencia-se a importância desta obra para a comunidade veranense e para os estudos na área da História da Educação.