A fim de apresentar a História da Psicopedagogia no Brasil, esta obra reúne artigos de profissionais que, por serem protagonistas deste processo, puderam nos relatar, de forma fidedigna, os fatos e as conquistas alcançadas neste trajeto de formação e estruturação desta área de conhecimento reconhecida e legitimada pela sociedade, apesar de ainda não legalizada. Durante quase três décadas, participamos e colaboramos para a regulamentação da Psicopedagogia, que tem evoluído a partir de uma demanda da sociedade, passando a valorizar a aprendizagem segundo os novos paradigmas e que tem respondido a ela com uma prática que busca suprir às necessidades de compreensão do ser humano em toda sua complexidade, tornando-se, assim, uma área de atuação legitimada, procurada e reconhecida como essencial em nosso País. Enfatizando os acertos e ressignificando os erros, podemos crer na certeza de termos percorrido caminhos, que, hoje, nos ajudam a compreender a representação dos saberes, cuja circulação contribui para o fortalecimento do papel fundamental que a Psicopedagogia cumpre na construção do conhecimento, dando lugar ao aprender, abrindo espaços subjetivos e objetivos que se traduzem nas diferentes dimensões deste processo, quer sejam orgânico, emocional, cognitivo, sociocultural ou acadêmico. Assim, a ABPp oferece um profícuo material para o estudo e a compreensão de sua epistemologia, oferecendo uma significativa contribuição para o conhecimento e a atualização dos psicopedagogos, educadores e estudiosos da área. É um convite para refletirmos sobre o percurso, o domínio e os rumos da Psicopedagogia no Brasil.