Este livro concentra-se no território puramente instrumental das formas sinfônicas que o músico paulista Carlos Gomes compôs para sua produção lírica. De acordo com o autor, "... os prelúdios e sinfonias criados por Gomes configuram uma síntese privilegiada de seus dramas, ao mesmo tempo formam um conjunto de peças com suficiente integridade formal exatamente por não enfileirar, como se fossem meras rapsódias, as principais melodias cantadas na ópera". O trabalho procura compreender como se processou a produção sinfônica de Carlos Gomes em um meio dominado pela estética do melodrama italiano, na segunda metade do século XIX.Este livro concentra-se no território puramente instrumental das formas sinfônicas que o músico paulista Carlos Gomes compôs para sua produção lírica. De acordo com o autor, "... os prelúdios e sinfonias criados por Gomes configuram uma síntese privilegiada de seus dramas, ao mesmo tempo formam um conjunto de peças com suficiente integridade formal exatamente por não enfileirar, como se fossem meras rapsódias, as principais melodias cantadas na ópera". O trabalho procura compreender como se processou a produção sinfônica de Carlos Gomes em um meio dominado pela estética do melodrama italiano, na segunda metade do século XIX.