A obra traz alguns resultados do trabalho desenvolvido na Área de Formação de Professores para os Anos Iniciais no período de 2011 a 2015, do curso de Pedagogia da UEL. Os docentes da referida área são responsáveis pela formação dos pedagogos nos aspectos relacionados às disciplinas que abordam as didáticas específicas das áreas de conhecimento que compõem o currículo dessa fase de escolarização, a saber: Alfabetização, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Na prática, o ensino, o estágio, a pesquisa e a extensão se entrelaçam para concretizar as diferentes ações desenvolvidas junto e em parceria com os discentes. Para este livro, optamos por socializar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio e nas pesquisas realizadas para a construção dos trabalhos de conclusão de curso. Ao todo, são dez capítulos que alternam temáticas referentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: docência, estágio e suas possibilidades de reflexão e aprendizado para futuro docente; alfabetização; trabalho com a música; biblioteca escolar; investigação acerca do recreio, além da relevância de um laboratório destinado à pesquisa, ensino e extensão no âmbito dos anos iniciais.