O Ensino de Ciências norteia todos os caminhos dessa pesquisadora e dessa pesquisa, assim essa obra toma o termo Ensino de Ciências como enunciado e o analisa sob a luz da Análise de Discurso Foucaultiana. Entendemos que o Ensino de Ciências precisa de uma nova perspectiva de olhar, afinal os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apresenta dados que indicam uma crise no Ensino de Ciências. Os baixos resultados obtidos por nossos alunos nas avaliações externas, os quais não melhoram com o passar dos anos, distancia o Brasil das metas estabelecidas no Plano Nacional da Educação para os próximos anos. Nessa perspectiva, vemos a necessidade de pensarmos o Ensino de Ciências com base na fala livre e sincera dos professores que o fazem acontecer no interior das escolas. Aqui, a voz dos professores é acolhida e ecoa produzindo sentidos diversos sobre o ensino que praticam, sentidos pelos quais alicerçam suas carreiras. O discurso dos professores de Ciências sobre suas concepções de ensino revela marcadores discursivos da sua postura docente, por vezes contraditórias às determinações legais. E tais marcadores nos levaram a perceber um sujeito professor que abriga em sua identidade profissional uma série de contradições, que sofre com o processo de objetivação e subjetivação ao qual está submetido pelo dispositivo educacional. Constatamos um amplo processo de culpabilização pelo discurso da falta, que vai desde o apontamento da falta de interesse e compromisso do aluno frente aos estudos até a falta de recursos e suporte da rede de Educação. As várias formas de resistência percebidas nessa pesquisa apontam para os distanciamentos dos professores para com as determinações legais.