Na prática o processo de formulação de estratégias está associado ao processo essencial de dominar o conhecimento sobre o negócio e os recursos da empresa, em seu ambiente operacional e institucional. Neste livro são mostradas as diferentes correntes de pensamento estratégico e um estudo abrangente sobre os diversos tópicos relacionados à estratégia competitiva. O texto aborda os processos de formulação da estratégia a partir de uma perspectiva realista, reconhecendo a sua complexidade numa economia cada vez mais competitiva, turbulenta e interconectada. Tendo em vista esse contexto, os autores desenvolvem um modelo geral de abordagem da estratégia e, depois, capitulo a capítulo, vão gradualmente abrindo as "caixas pretas" e explicando os requerimentos para que todas as etapas do processo de formulação de estratégias sejam feitas. Tudo isso levando em consideração todas as dimensões que hoje são impostas pela competição globalizada. O resultado final é um quadro sistêmico, claro e compreensivo do processo de formulação de estratégias. Ele vai apoiar e estruturar de maneira objetiva, os processos de gestão de conhecimento para a formulação de estratégias nas empresas em geral. Os autores incluíram também casos explicativos e para ilustrar os aspectos de inspiração, intuição e ousadia, que têm que estar presentes em todo empreendimento.