Este livro apresenta ao leitor quatro temas da agenda social global: Educação, Saúde, Violência e Sociabilidade Virtual. Começo este trabalho com o tema da Educação do Ser Integral: Como entender os desafios e as necessidades da Educação no mundo globalizado sem a contribuição decisiva dos paradigmas da totalidade? É possível uma Educação do Ser Integral? O que é Educação integral? Quais os objetivos permanentes e universais da Educação do Ser Integral? Tais questões são analisadas de maneira abrangente, a partir de uma visão holística e transdisciplinar. A Educação é definida nesse trabalho de forma multidimensional, integrando assim, as diversas dimensões do fenômeno educacional: cognitiva, social, emocional, psicológica, cultural e espiritual, num todo indissociável, indivisível e unitário. Nesse capítulo, apresento o conceito do ser integral e unitário. A partir disso, trabalho as perspectivas e possibilidades pedagógicas abertas pelas múltiplas inteligências, que podem ser aplicadas, construídas, desenvolvidas, aperfeiçoadas, despertadas e realizadas no campo da Educação Integral. Neste modelo, a Educação do Ser Integral é concebida em diferentes níveis da sua realidade: 1 Aprender a Aprender; 2 Aprender a Fazer; 3 Aprender a Conviver; 4 Aprender a Ser. Trata-se das metas da educação previstas no relatório Jacques Delor e divulgadas oficialmente pela UNESCO. Portanto, a Educação do Ser Integral contempla a aprendizagem para convivência, isto é, uma educação para a Cultura de Paz. Dessa forma, educa-se para o equilíbrio das relações humanas (interpessoais, de gênero, de grupo), macrossociais (entre classes, organizações, culturas e povos) e ambientais (da sociedade humana com as demais espécies do ecossistema planetário). Neste livro desenvolvo a tese segundo a qual entre a Educação e a Cultura de Paz emerge uma condição essencial: a consciência. Nesse sentido, somente uma educação voltada para o despertar dos vários níveis da consciência humana: pessoal (consciência individual), social (consciência relacional), cultural (consciência identitária) e espiritual (consciência unitária ou da unidade), poderá desenvolver as possibilidades, os princípios, os valores, a visão e o comportamento da Cultura de Paz. A Educação do ser integral promove o ser consciente e direciona-o à Paz!