Este é um livro que trata da teoria e da prática educacionais através de estudos e investigações dentro da linha de pesquisa "Constituição do sujeito no contexto escolar" do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, São Paulo. Mais uma obra propondo um diálogo reflexivo com aquele que a lê, buscando ainda contribuir para que se promovam novas pesquisas e estudos sobre Educação Escolar. Entre as várias abordagens que podemos encontrar neste livro destacamos as seguintes: uma visão integradora do sujeito, defendendo um entrelaçamento dos aspectos cognitivos com os afetivos; uma reflexão sobre as práticas educacionais propostas por docentes que se fundamentam nas teorias de Piaget e Vigotski; o adolescente e suas relações com a escola e a figura do professor; os jogos como elementos do processo educacional, discutindo a deficiência mental e apresentando estudos sobre o desenvolvimento de alunos com a síndrome de Down; o nível de ansiedade de pais que buscam interação com seus filhos surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais, sinais caseiros, fala e escrita; uma perspectiva sócio-antropológica da surdez na literatura científica e na legislação brasileira, bem como as reações às tentativas educacionais que desconsideram os interesses e as singularidades da surdez, tendo em vista a organização de uma educação bilíngüe e bicultural; uma reflexão sobre os objetivos educacionais subjacentes às ações docentes e as finalidades da Educação; a educação ambiental na formação de conceitos e de práticas sócio-ambientais de jovens de uma escola pública; e, finalmente, a relação da música com os processos de desenvolvimento das funções psicológicas superiores no referencial teórico de Vigotski.