Os críticos têm se debruçado com afinco sobre os romances de Mário de Andrade, dos quais Macunaíma é o mais exaltado. A mesma atenção não é dedicada à prosa curta do escritor. Ivone Rabello toma como objeto de estudo o volume Contos Novos. Ela considera tanto os textos de uma edição póstuma quanto os caminhos da criação, materializados nos manuscritos de Mário. Em sua análise, a autora consegue capturar a rica face contista de um dos maiores representantes do modernismo brasileiro. Sumário Introdução I. Entre as Coisas do Mundo 1. As vozes narrativas2. Uma voz que profere “eu”3. A voz que profere o outro4. As vozes narrativas e a voz autoralII. A Secreta Ação Expressiva 1. Tensas palavras2. Sinais de fala, sinais de silêncio3. As falas do eu4. Falas e corpos nas narrativas em 3ª pessoa5. O corpo literárioIII. O Estratagema da Palavra 1. Os bastidores vêm à cena2. Corpos projetados: aceitação e recusa3. Uns: o eu mutiladoIV. A Forma da Aventura e o Artesanato do Material 1. Os inquietantes vestígios do futuro2. Parênteses: Contar a vida3. Imagens do corte e utopia da totalidadeAdendo Bibliografia