Os princípios da motivação humana e as diretrizes de liderança independem da característica da empresa - pública ou privada. Entretanto, ao aplicar a Gestão por Competências, ferramenta imprescindível na gestão de pessoas, no serviço público, a cultura e a maneira de superar os desafios do projeto são especiais, em função das relações trabalhistas serem diferentes do setor privado, tais como o concurso público, o estágio probatório, a estabilidade do servidor, entre outras. A obra apresenta o tema de forma prática e concisa, sem esquecer as questões específicas e particulares da cultura das instituições públicas. O organizador Rogério Leme, em parceria com os autores Elsimar Gonçalves; Euclides Junior; Marcia Vespa; Paulo Santos; Renan Sinachi; Rodopiano Neto; Romeu Huczok e Rosane Ribeiro, apresenta um material pautado, cuidadosamente e de maneira estruturada, nas metodologias do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, com o intuito de instruir o leitor de forma clara e objetiva, sem se tornar uma simples compilação literária.Os princípios da motivação humana e as diretrizes de liderança independem da característica da empresa - pública ou privada. Entretanto, ao aplicar a Gestão por Competências, ferramenta imprescindível na gestão de pessoas, no serviço público, a cultura e a maneira de superar os desafios do projeto são especiais, em função das relações trabalhistas serem diferentes do setor privado, tais como o concurso público, o estágio probatório e a estabilidade do servidor. Como a sociedade espera encontrar investidos em cargos públicos profissionais vocacionados e conhecedores das características fundamentais da função para a qual prestaram concurso ou assumiram função dessa natureza, a Gestão por Competências mostra-se fundamental. Para tal, os autores organizaram a obra apresentando o tema de forma prática e concisa, sem esquecer as questões específicas e particulares do serviço público. O organizador Rogério Leme, em parceria com os autores Elsimar Gonçalves, Euclides Junior, Marcia Vespa, Paulo Santos, Renan Sinachi, Rodopiano Neto, Romeu Huczok e Rosane Ribeiro, apresenta um material pautado, cuidadosamente e de maneira estruturada, nas metodologias do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, com o intuito de instruir o leitor de forma clara e objetiva, sem se tornar uma simples compilação literária.Os princípios da motivação humana e as diretrizes de liderança independem da característica da empresa - pública ou privada. Entretanto, ao aplicar a Gestão por Competências, ferramenta imprescindível na gestão de pessoas, no serviço público, a cultura e a maneira de superar os desafios do projeto são especiais, em função das relações trabalhistas serem diferentes do setor privado, tais como o concurso público, o estágio probatório e a estabilidade do servidor. Como a sociedade espera encontrar investidos em cargos públicos profissionais vocacionados e conhecedores das características fundamentais da função para a qual prestaram concurso ou assumiram função dessa natureza, a Gestão por Competências mostra-se fundamental. Para tal, os autores organizaram a obra apresentando o tema de forma prática e concisa, sem esquecer as questões específicas e particulares do serviço público. O organizador Rogério Leme, em parceria com os autores Elsimar Gonçalves, Euclides Junior, Marcia Vespa, Paulo Santos, Renan Sinachi, Rodopiano Neto, Romeu Huczok e Rosane Ribeiro, apresenta um material pautado, cuidadosamente e de maneira estruturada, nas metodologias do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, com o intuito de instruir o leitor de forma clara e objetiva, sem se tornar uma simples compilação literária.