Esta obra destina-se a professores que atuam com jovens e adultos, com ou sem experiência no ensino de teatro. Uma proposta convidativa para que exercitem esse fazer pedagógico no sentido de despertar a imaginação dos alunos, sua sensibilidade e seu fazer estético. Segundo as organizadoras desta publicação, duas atrizes com grande experiência em formação de atores e professores de teatro, exercícios e improvisações teatrais favorecem o alargamento dos referenciais semânticos e de conhecimento de jovens e adultos tanto no que se refere ao "estar em cena" quanto ao "ser plateia". Sob essa ótica, defendem o ensino do teatro na escola como possibilidade de troca, de transformação das relações sociais e de ampliação das visões de mundo, ou seja, um encontro entre seres humanos que aprendem entre si e se enriquecem mutuamente. Nos capítulos 1 e 2, Mirna e Vera Lúcia, respectivamente, fundamentam a importância do jogo dramático e do jogo teatral no sentido de propiciarem uma atitude de cumplicidade entre professores e alunos, bem como a tomada de consciência de ambos sobre o processo de conhecimento em teatro, possibilitando-lhes uma visão crítica do desenvolvimento do trabalho realizado. O princípio norteador do fazer pedagógico das organizadoras e autoras é a ideia de que "quem ensina, aprende ao ensinar", como defende Paulo Freire. Esse é o teor principal do capítulo 3. De forma dinâmica, ilustrada e reflexiva, descrevem o passo a passo de uma oficina teatral, composta por quatorze aulas, planejadas e desenvolvidas, incluindo aportes teóricos, a análise das aprendizagens dos alunos e do envolvimento de docentes e discentes em exercícios de iniciação teatral. No último capítulo, Vera Lúcia faz uma importante reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem dos professores e alunos em interação, encerrando o livro com mais essa contribuição ao leitor.