O livro Gestão democrática das escolas públicas cearenses: avanços e recuos lança olhar sobre a política de gestão escolar democrática e participativa que se materializou nas escolas públicas cearenses no período de 2007 a 2010, a qual resultou em avanços ou recuos em relação ao modelo implantado desde 1995. A obra aborda a política educacional brasileira na perspectiva da gestão democrática, a partir dos conceitos de reforma, Estado e democracia, bem como sua perspectiva histórica e as rupturas e continuidades do princípio constitucional desde a década de 1990. Com enfoque voltado para a gestão democrática no estado do Ceará, no contexto das reformas da educação e a relação com o poder central e local, este livro traz uma análise qualitativa de documentos oficiais e de depoimentos dos atores educacionais (secretária, coordenadores regionais, gestores, professores, funcionários, alunos e pais) com base nas categorias democracia, autonomia e participação. Pela relevância do estado do Ceará no âmbito educacional, esta leitura apresenta-se como uma fonte de informações significativas aos interessados pela política de gestão escolar democrática.