O mercado está cada vez mais competitivo, mutável e globalizado. As empresas brasileiras acompanharam as mudanças, ganharam competitividade no mercado internacional e buscam ferramentas apropriadas para rever processos, analisar relatórios, reduzir/otimizar custos, projetas e implementar adequadas estratégias. Tudo isso visa à sobrevivência da empresa, observando o conceito de sustentabilidade, e ao aumento da rentabilidade do acionista e investidores, bem como das demais partes interessadas (stakeholders). Como não existem fórmulas instantâneas nem ferramentas mágicas para melhorar o desempenho e os resultados de uma empresa, é preciso que os profissionais de gestão estejam preparados para enfrentar os desafios que o dia-a-dia empresarial exigem. Atento a essa perspectiva, o autor expõe a teoria e a prática empresarial de modo objetivo e claro para que o leitor possa entender os processos, as técnicas, os elementos e as dificuldades que envolvem uma gestão empresarial, que é uma tarefa complexa e árdua em qualquer país. A obra contém 13 capítulos, organizados em duas partes. A Parte I (Capítulos 1 a 8) está voltada especificamente a temas da área contábil, começando com as considerações gerais sobre os fundamentos da contabilidade. Estuda a seguir os postulados, princípios e convenções contábeis, estrutura da contabilidade, demonstrações contábeis, contabilidade de custos, consolidação de balanços e o Projeto de Lei nº 3.741/2000. Já a Parte II mostra conceitos, análises, exemplos práticos dos assuntos relacionados à gestão de negócios, especialmente sobre os aspectos de administração financeira empresarial.