PARTE I GESTÃO DE PESSOAS Fontes de tensão no olimpo empresarial brasileiro: tempo de menos, mudanças e sobrecarga demais, muito orgulho e o peso do teatro corporativo; Paradoxos organizacionais na percepção dos profissionais de RH: proposição de um instrumento de pesquisa; Relações de sofrimento e prazer no trabalho: ambigüidades no espaço organizacional; Análise da relação entre clima organizacional e a satisfação do cliente: um estudo em uma rede hoteleira com sede em Vitória/ES; Clima organizacional: retrato representativo da motivação para o trabalho em organizações de serviços? Um estudo em restaurantes de um shopping center de Belo Horizonte/MG; Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso em uma cooperativa médica de um hospital universitário mineiro; De efetividade à saúde das organizações: a evolução dos critérios de desempenho organizacional; A função gerencial em foco: estudo em instituição financeira nacional de grande porte com aplicação do modelo teórico explicativo do estresse ocupacional em gerentes (MTGE); Comprometimento organizacional: um estudo de caso em uma organização do ramo de informática. PARTE II COMPETÊNCIAS O movimento em torno da competência sob uma perspectiva crítica; O controle e o exercício de poder na gestão por competências: um olhar foucaultiano; A institucionalização do modelo de competência: o caso Senac/PE; Competência do docente de graduação na percepção de alunos e professores: um estudo em duas instituições privadas de Belo Horizonte/BH; Competências Profissionais Docentes e sua Gestão em Universidades Mineiras. APÊNDICE Análise do discurso nas ciências da administração.